segunda-feira, 10 de outubro de 2016

RENDIMENTOS/DESPESAS OUTUBRO


Buenas pessoal, estreei no novo ranking da blogosfera do VDC – Viver de Construção (acompanhe aqui), feito com muita dedicação por ele. Fico muito feliz por participar deste "grupo" avaliado em 5,5 Milhões, composto por pessoas que lutam por uma aposentadoria mais tranquila e que contribuem com seus conhecimentos, acertos e erros para que possamos crescer juntos e alcançar nossos objetivos.


                                         


Hoje registro o total de rendimentos a serem recebidos este mês.

Obtive um aumento de +- 11% nos proventos recebidos se comparados ao que recebi no mês de setembro. Sei que é pouco, mas começa ficar excitante fazer o fechamento dos proventos que serão recebidos mês a mês, visto que começo do ano não tinha nem um pingadinho caindo na conta (investia apenas em TD).

No mês de setembro, como dito anteriormente, o aporte foi destinado a fundos de tijolos, buscando um equilíbrio na carteira. Foram compradas cotas de BBPO e BCFF, que apesar de ser fundo de fundos, tem boa parte do capital investido em imóveis (alguns bons, outros nem tanto). Um troquinho que sobrou na guaiaca, como de costume, botei em CTXT. (Gosto deste ultimo apesar de ser quase mono inquilino).

As despesas seguem altas, algumas remanescentes de agosto ainda e outras novas. Fim de ano farei um post de metas e vou acrescentar um valor destinado a despesas não recorrentes que hoje não tenho.

A obra segue me dando um cansaço físico e psicológico, além de impactar forte nos meus aportes. Quero terminar o quanto antes e depois deixar um tempo de lado, pois não tenho intenção de fazer uso da casa logo. Acho que a única vantagem, mas que tem grande peso na decisão de comprar um imóvel pronto, é não ter stress com mão-de-obra. Tarefa árdua essa!

 Este mês também não tive nem uma receita esporádica. Não saiu minha restituição e nem a de devedores, então sigo recebendo os rendimentos dos empréstimos na expectativa de no próximo lote pode turbinar o aporte com o recebimento de algum desses.

Segue o gráfico da 1º etapa da IF:

                     
                                                   (clique para melhor visualização)

Como podem ver, dei uma melhorada no gráfico pra que ficasse mais apresentável. (dados continuam iguais).

Dados:

Rendimentos recebidos: R$ 172,54

Rent. S/ capital investido: 0,865%

Rent. S/ capital em 30/09: 0,78%

Variação em relação ao mês anterior: +11%

Total do ano até o momento: R$ 1.087,78

1º Etapa da IF concluída: 10%

Valorização acumulada da carteira de FIIs: +10,97%

Mesmo investindo o aporte para BBPO que está pagando cerca de 0,75%/mês e BCFF 0,80%/mês, a carteira entregou um retorno de 0,86% (meta de 0,85 batida).

Este mês ainda estou calculando os gastos com a obra pra ver qual será o valor do aporte e em quais fundos aplicarei, a princípio, será uma mescla de papel e tijolo pra pode manter o retorno acima da meta.

A partir de agora, todos posts terão a declaração de isenção de responsabilidade a seguir: (créditos ao blog do BETO FISCAL do qual copiei descaradamente a declaração rsrs)




ATENÇÃO: ESSE BLOG NÃO TEM CERTIFICAÇÃO PARA ANÁLISE DE VALORES MOBILIÁRIOS, NÃO OFERECE CONSULTORIA DE INVESTIMENTO E NEM ANÁLISE. TRATA-SE APENAS DE UM DIÁRIO DE UM INVESTIDOR AMADOR.

29 comentários:

  1. Só crescendo seus rendimentos...comecei recebendo 8 reais de rendimentos FII no meio do ano.. Acredito que mês q vem eu chegue no patamar de 50 reais....Voce ja tem qtos fundos na carteira? Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom ver os rendimentos entrando, e aumentando mês a mês.

      Atualmente tenho 13 mas tenho mais alguns no radar por exemplo, HGBS.

      Abraço victor!

      Excluir
  2. Fala Gaúcho!

    Bacana cara, obrigado! Vamos fazer um ranking bacana todo mês, se Deus quiser.

    Gostei da compra em BBPO ... BCFF eu fechei posição, mantive posição em alguns outros fundos de fundos, mas, BCFF e BPFF fechei.

    Muito bacana o crescimento mês a mês.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Gaucho 10% das despesas já seriam cobertas pela sua renda passiva, rapaz logo logo atinge a IF, parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado omicro, acredito que dentro de um ano e meio consiga pagar as contas mensais com os rendimentos, isto por si só já seria ótimo, depois, é planejar o próximo objetivo com foco em qualidade de vida. abraço

      Excluir
    2. Gaúcho, como você pretende em tão pouco tempo atingir a IF? No caso, o primeiro estágio de IF, que é o de pagar todas despesas com renda passiva? Vi que você hoje possui em torno de 22K, quanto pretende aportar e qual o valor pretende ter acumulado em 1 ano e meio?

      Abraços

      Excluir
    3. Vou fazer um post de metas para 2017 no mês de dezembro, mas resumo aqui:

      Este ano meus aportes estão sendo prejudicados pela construção de minha casa em mais de 1k/mês e despesas ainda acima do esperado (entre 1,3 e 1,5k META)
      Janeiro devo terminar (provavelmente fique sem aportar em janeiro). A partir daí tenho como meta aplicar cerca de 3,5 k/mês, com o aumento de salário já previsto isso representaria aproximadamente 65% dos proventos. Somados a isso ainda temos 13º + férias (sempre vendo 20 dias pois é difícil me ausentar por mais tempo de minhas funções).

      Se bater a meta deste ano, aprox. 40k,(recebendo empréstimos e restituições) devo buscar os 100k até fim do ano que vem (aportes+reinvestimentos), isso sem mexer na reserva de emergência e títulos IPCA(pretendo carrega-los até o fim rsrs)

      Lembrando que isso tudo são metas que dependem muito de fatores externos (salário e horas extras).
      Deixei de fora possíveis novos empréstimos que se eu conseguir fazer (e receber rsrs) devem reforçar o caixa.

      acho que era isso, dezembro vou fazer um post mais explicativo dos ativos, radar, metas, gráficos e tudo que tiver direito hehehe

      abraço!

      Excluir
    4. Boa gaúcho! Belíssimos aportes mesmo... Assim você vai longe tranquilo.

      Agora, suas despesas estão em torno de 1500, ou seja, pra atingir renda passiva suficiente pra pagar esses 1500 acho que precisaria ter acumulado cerca de 170k, correto? Se você aportar em média 3500 por mês dentro de 1 ano e meio terá aportado 63 mil, tranquilamente pode atingir os 100k, mas acredito que não muito acima disso, correto?

      De qualquer forma, parabéns pelas metas, você com certeza atingirá sua IF em breve!

      Excluir
    5. Quase isso Living, na verdade o aporte em 2017 deve ficar na média de 4,500 pois são 3,5k/mês mais cerca de 11k durante o ano referente as férias vendidas, 13º e restituição de IR.
      segue o planejado:
      fechar 2016 com 40k
      fechar 2017 com 100k
      fechar 2018 com 170k (sem aumentar o aporte)

      este 1,5 anos contabilizo a partir de 2017 ou seja, lá pela metade de 2018 talvez as linhas do gráfico se aproximem, mas com um detalhe, a meta de despesas é entre 1,3 e 1,5 até 2017, ai fim deste ano devem reduzir pois tenho uma despesa fixa que terminará (23%), por outro lado temos várias variáveis (aumentos já previstos, que a vacância se estabilize visto que os rendimentos são importantes, buscar DY da carteira de 0,85%/mês, etc) que não podemos esquecer, isso serve mais para balizamento pros próximos anos. Abraço!

      Excluir
    6. Quase isso Living, na verdade o aporte em 2017 deve ficar na média de 4,500 pois são 3,5k/mês mais cerca de 11k durante o ano referente as férias vendidas, 13º e restituição de IR.
      segue o planejado:
      fechar 2016 com 40k
      fechar 2017 com 100k
      fechar 2018 com 170k (sem aumentar o aporte)

      este 1,5 anos contabilizo a partir de 2017 ou seja, lá pela metade de 2018 talvez as linhas do gráfico se aproximem, mas com um detalhe, a meta de despesas é entre 1,3 e 1,5 até 2017, ai fim deste ano devem reduzir pois tenho uma despesa fixa que terminará (23%), por outro lado temos várias variáveis (aumentos já previstos, que a vacância se estabilize visto que os rendimentos são importantes, buscar DY da carteira de 0,85%/mês, etc) que não podemos esquecer, isso serve mais para balizamento pros próximos anos. Abraço!

      Excluir
  4. Buenas, Gaúcho! Nunca avaliei o CTXT, mas vou verificar. Como tem cota baixa é um opção para colocar os trocados que sobram, né? Até agora tenho colocado esses troquinos no FFCI.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola IV, é um mono-quase-mono rsrs. Único empreendimento onde um único inquilino responde por 89% da ABL. Recentemente o Itau transferiu para o empreendimento boa parte do seu centro administrativo, aumentando o uso do prédio. Atualmente são 4 contratos com o Itau. Em meu preço médio tem me remunerado a uma taxa de 10,80%a.a, nada mal né?

      Abraço

      Excluir
  5. Fala gaucho.
    Mes que vem vou entrar na RV. Pensando em um etf ou fii.
    Vou acompanhar teu blog. Abcs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas Piloto, são duas alternativas boas, cada uma com suas particularidades. Abraço!

      Excluir
  6. Boa noite Caro vfii

    Tenho uma quantia considerável para receber aprox. R$120.000,00 gostaria de investir este valor em alguma aplicação financeira.
    Planejo em meados 2018 morar de aluguel e gostaria que este montante financeiro me proporciona-se um bom fluxo de caixa onde eu poderia 'pagar" todo o valor do aluguel ou pelo menos uns 70 % dele com estes rendimentos.
    Acredito que o melhor produto financeiro para mim seriam uma carteira diversificada em fiis de valor só que aplicar R$120.000,00 em uma paulada só nos fiis me deixaria muito suscetível a variação dos preços.
    Você acredita que minha melhor opção seja aplicar em varios produtos financeiros tesouro Selic/CDB"s/e poupança para eventuais e pontuais oportunidades nos fii's ou devo investir em uma paulada so nos fiis.

    Obrigado desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Anon,

      primeiramente não tenho nem um tipo de certificado para aconselhamento financeiro. Agora me colocando no seu lugar, teria duas opções:

      1º - se você já conhece como funciona o mercado, já tem alguma experiência, acho tranquilo escolher opções de valor para compor uma carteira diversificada de fiis já que seu objetivo vai ser utilizar os proventos para pagar despesas.
      2º - se você não tem experiência, no seu lugar aplicaria em renda fixa como selic, e procuraria aprender sobre o mercado, já que sua necessidade de utilizar os proventos será só em 2018.

      espero ter ajudado, abraço!

      Excluir
  7. BBPO11 devo comprar logo. Apesar do preço estar um pouco esticado, tenho que seguir o planejamento de aportes. Abraço Gaúcho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é o que estou fazendo, seguindo o planejado apesar do preço, abraço!

      Excluir
  8. Viver de FII, venha participar do Ranking dos Pobres Iniciante:
    http://pobrelutador.blogspot.com.br/2016/10/ranking-do-pobre-iniciante.html

    ResponderExcluir
  9. Boas,

    É bom ver os rendimentos entrando assim na conta todo mês :D

    E com esses aportes vc vai longe.

    Força :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu IM,

      é gratificante ver a grana entrando mês a mês e aumentar constantemente.

      abraço!

      Excluir
  10. Venha ver a sua colocação no ranking geral!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Gaúcho, muito bom ver os rendimentos pingando, e estão crescendo mês a mês... Achei legal demais o gráfico com as despesas e a renda passiva, ele dá uma idéia objetiva do necessário para se obter o primeiro estágio de IF, cruzar a linha de despesas com receitas... Muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Living, realmente é muito bom ver esse crescimento da renda passiva. O gráfico dá uma noção do andamento do plano (IF), além de fazer as despesas subirem pretendo fazer as despesas caírem, mas não é fácil viu rsrs

      abraço!

      Excluir
  12. Gaúcho, por curiosidade, qual é a tua idade?

    ResponderExcluir
  13. Gaudério, tô te adicionando no meu ranking de Renda passiva que será atualizado mensalmente!

    Só me confirma, sua renda passiva acumulada no ano está num total de R$ 1087,78? Você tem CDB, LCI ou Poupança? Se quiser o ranking está aceitando os rendimentos líquidos dessas aplicações como renda também...

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Living,

      gostei muito da ideia do ranking de renda, afinal, pra mim é o que mais importa, é ela que considero minha IF :).

      Tenho minha reserva de emergência em SELIC porém, essa não contabilizo no blog que tem o propósito fiel de contabilizar apenas fundos imobiliários rsrs. Até 31/10 a renda foi de R$ 1.087,78.

      Parabéns pela iniciativa!

      Abraço!

      Excluir