sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Rendimentos/Despesas Agosto

Buenas moçada!

Hoje saiu a provisão de rendimentos que serão distribuídos pelo ultimo FII da carteira: FLMA.

Rendimentos abaixo do esperado, oque ocasionou uma redução nos rendimentos recebidos mesmo com o aporte de aprox. 1k no mês passado. Foi mixaria mas queria ver a lista ali do lado (>>>) sempre aumentando o seu valor. Faz parte! 

Por outro lado consegui diminuir um pouco as despesas fixas, também foi mixaria, mas o que interessa é conseguir diminuir todos os meses até o valor esperado.

Sem mais delongas segue o gráfico da 1º. etapa da IF: 


Rendimentos recebidos: 119,73
Rent. s/ capital investido: 0,84%
   "     s/ capital em 31/07: 0,73%
1º. Etapa da IF concluída: 8%
Valorização acumulada da carteira de FIIs: 13,21%


Como podem ver, ficou um pouquinho abaixo dos 0,85% de rentabilidade esperada s/ capital investido. Estou pensando em fazer este balanceamento trazendo pra carteira um fundo de papel, que pelo que vi, estão pagando muito bem. Talvez VRTA ou BCRI! Vou estudar e ver se é viável. É importante que a rentabilidade fique acima de 0,85% a.m pra ser possível o alcance das metas.

Rendimentos já reinvestidos, e estou na espera de mais quedas para fazer o aporte do mês.

Abraço e bons investimentos!

8 comentários:

  1. 8% parabéns, em poucos anos atingirá sua IF, eu devo estar em 0,5% kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá omicro

      8%da primeira etapa, ou seja, poderia continuar tendo o mesmo padrão de vida que levo agora (frugal) só com rendimentos, mas o objetivo principal é alcançar um rendimento que me proporcione uma qualidade de vida melhor. Mas com esse objetivo cumprido, já seria uma grande conquista e um enorme passo rumo a IF definitiva.

      Abraço

      Excluir
  2. Colega....qual sua opiniao a respeito deste video sobre FII? Preço de compra FII

    https://www.youtube.com/watch?v=zhdv6MwbjIY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Victor td bem?!

      bah não foi fácil assistir o vídeo mas vamos lá hehehe

      o que ele mostrou foi exatamente a minha realidade e a da maioria do pessoal da blogosfera. Fazemos aportes mensais, caiu o suado salário na conta já mandamos pra corretora. São comprar pequenas, mas consecutivas mantendo a maior disciplina possível pra aplicar todo mês.

      Seria lindo comprar na mínima, não só do mês, mas do ciclo todo como a mínima que aconteceu em fevereiro deste ano. Foi uma oportunidade incrível, mas quem realmente tirou proveito desses valores foi quem tinha grana em caixa (500k, 800k, 1M...) esses sim pegaram belos fundos nos seus menores preços. Já nós pobretões conseguimos apenas baixar o PM de alguns fundos, e em poucos reais só por não ter grana suficiente pra encher a cesta.

      Segundo ele a diferença é insignificante pra pequenos investidores, mas se fizer esse calculo com valores como esses que citei acima, a diferença é parruda!

      Isso não significa que levamos a pior, mas lógico que quem tem grana e sabe gerir ativamente acaba por ter o "dom" pra multiplicar seu patrimônio em questão de anos, exemplo são esses grandes investidores bilionários que vieram da miséria.

      E pra finalizar, quem garante que amanhã o FII vai estar mais barato que hoje? Tem FII que já acumula 500% de valorização. Quem comprava todo mês subiu junto, quem esperou a cotação cair ta com a grana na poupança até hoje hehehehe

      Sou bem novato em FIIs, mas estou acreditando cegamente na estratégia de compra mensal, independente do preço, lógico, sempre há exceções claro, e também não esquecemos que esses períodos de altas e baixas sempre vão existir, trazendo assim um equilíbrio natural a nossa carteira.

      Abraço!

      Excluir
  3. Ola Gaucho,

    A regra è: Tijolos dao crescimento da cota + yield baixo, e papel gera yield maior sem muito crescimento patrimonial.

    O interessante è mesclar os dois pra chegar num meio termo.

    Estou convivendo sempre com esta duvida e na hora de aportar eu vejo o que quero: papel ou tijolo.

    Acho que meu proximo aporte inteiro sera de tijolo.

    Abraco

    ResponderExcluir
  4. Pois é VDC estou com está duvida também pois o aporte não foi feito ainda, mas estou pensando em fazer o contrário de você este mês e destinar tudo para um fundo de papel pra poder ter uma margem dentro dos 0,85% de rentabilidade.

    Mas estou ciente que logo não será possível esses fundos de papel pagarem acima de 1%/mês como vem pagando desde 2015 por conta da inflação em dois dígitos.

    Por isso a importância de tentar manter a carteira balanceada e fazer os ajustes necessários.

    abraço!

    ResponderExcluir
  5. E aí conterrâneo! Tem bons FIIs de papel no mercado, mas não foque apenas yield. Eu diversifico em tijolo e papéis, e tento fugir de mono-inquilinos e monoativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IPV

      então, a preocupação é apenas para que o YD total fique acima do patamar de 0,85%/mês oque me fará alcançar as metas traçadas. Estou pensando em trazer pra carteira não um mas talvez 3 fundos de papel pra também evitar concentração neste segmento.

      Quanto a mono-inquilino como os de hospitais que estão com revisionais em andamento, no meu ponto de vista, tem espaço apenas em grandes carteiras. Já os fundos de agências pelo contrário, dão uma segurança a mais para o investidor, apesar do DY reduzido.

      abraço!

      Excluir