terça-feira, 4 de abril de 2017

FECHAMENTO MARÇO/2017 R$43.902,97 + R$ 5.661,68 (+14,81%)

Buenas Xiruzada. Depois deste mês com sessenta trinta e um longos dias, é chegada a hora de mais um fechamento.

Antes do registro dos números quero fazer um breve relato destes dias de férias que tirei no mês de março.

Até uns três anos atrás não tinha o habito de tirar férias para descansa e recarregar as energias. Tirava um feriadão e era isso. Depois que comecei a sair dez, quinze dias por ano melhorou muito minha qualidade de vida. Trabalho em um setor que tem uma carga de trabalho muito elevada durante o ano todo (contabilidade) e isso faz com que meu expediente tenha no mínimo doze horas diárias sem contar os sábados. Quando se aproxima da época de férias já estou de arrasto e o rendimento cai muito.

Este ano, mais uma vez o destino foi o litoral de SC. Gosto muito de viajar pra lá. Tem ótimas praias e por ser relativamente perto (cerca de 600 km) de onde moro, consigo ir de carro e já economizo de arrancada em aluguel de carro e táxi, por exemplo, sem contar na liberdade de turistar quando bem entender.

Optei por conhecer uma praia da qual sempre escutei falar muito bem, Praia do Rosa em Imbituba, retiro cercado pela natureza com uma vida noturna bem agitada pra quem curti. Várias praias próximas de beleza também espetacular, com muita opção de esporte, caminhadas, trilhas, etc. Pude conhecer além do Rosa, as praias do Ouvidor, praia Vermelha, Ferrugem e Garopaba.

Foram sete dias de muito sol, cerveja e mar. Fui com minha namorada, o que deixou tudo mais agradável. Por ser época escolar, já não tinha todo aquele vuco-vuco da alta temporada, o que pra mim foi excelente.

Em relação a gastos, como dito a cima, por ser relativamente perto de onde moro, e por ter reservado hospedagem em uma casa simples, mas que não pecava em nada no quesito aconchego, não foi nada excessivo. Fiz uso pela primeira vez da plataforma AirBNB e aprovei.

As despesas foram quase todas divididas, o que fez com que não pesasse tanto. Enfim, gastamos pouco, descansamos e agora as baterias estão carregadas para mais um ano de muito trabalho e investimentos.

- // -

Consegui fazer um aporte mais forte este mês de março, foram pouco mais de 5,5k o que fez com que a carteira cruzasse a barreira dos 40k. As despesas da praia serão pagas agora em abril, pois paguei tudo no cartão pra poder ter controle de tudo que gastava.
Agora em abril os recebimentos de empréstimos deram uma derrapada, mas tudo acordado entre as partes e no mês que vem deve voltar a normalidade.
Como no mês passado concedi mais um empréstimo de 2,3k, dinheiro este que saiu de novo da reserva de emergência, este mês não me resta outra saída a não ser repor o que usei. Por conta disto (e das férias), este mês meu aporte em fundos imobiliários será prejudicado também, talvez nem ocorra. LLL

Em relação aos empréstimos surgiu uma “oportunidade” de me alavanca um pouco neste segmento, explico:


Tem uma pessoa próxima que consultou um financiamento no banco com juros de 6% a.m. Algo em torno de 16.000,00 para quitar um consórcio. A proposta seria eu conceder o crédito com juros de 3%a.m. Este credor tem um salário “garantido”, pois é funcionário publico, possui bens para deixar alienado, por exemplo, e tem um histórico comigo de bom pagador. Empresto (valores menores) a anos a ele e sempre quitou tudo certinho.   

Se este negócio sair, vou chegar próximo a 30k neste segmento, me deixa em uma situação que nunca estive com retorno de 3% a 5% em média, mas também com boa parte do capital investido em alto risco.

Outro ponto a ser citado/analisado é que não disponho desta grana toda, a única opção seria zerar minha reserva de emergência que é próxima a isto e ir repondo nos próximos meses. Os investimentos na carteira de fundos imobiliários ficariam congelados por até quatro meses.

Se comparar o momento atual dos FIIS, que é DY baixo e preço das cotas em topo histórico, talvez seja uma solução momentânea, já que estaria tendo um retorno muito bom do capital investido. Por outro lado é impossível saber se os custos das cotas, na retomada dos aportes, não estarão maiores ainda, fazendo assim com que o retorno não tenha sido tão bom.

Fiquei de estudar a proposta e ajustar os termos e dar um retorno em uma semana. Vou pesar os prós e contras e decidir se vale a alavancagem.


Deixo aqui a simulação do empréstimo com o banco e com o gaúcho:



Vamos ao resultado:

                            

Acompanhamento pela planilha do AdP:


*Aqui eu fiquei meio em dúvida com a rentabilidade anual e histórica que reduziu mesmo a mensal sendo positiva. Se alguém souber explicar, agradeço!

**Estou preparando um post extra pelo aniversário do blog, comparando alguns dados que achei interessante deixar registrado. Mais uns dias e devo publicar.

Por hoje esta feito o dever de casa, um bom fechamento de mês aos colegas!


ATENÇÃO: ESSE BLOG NÃO TEM CERTIFICAÇÃO PARA ANÁLISE DE VALORES MOBILIÁRIOS, NÃO OFERECE CONSULTORIA DE INVESTIMENTO E NEM ANÁLISE. TRATA-SE APENAS DE UM DIÁRIO DE UM INVESTIDOR AMADOR.

13 comentários:

  1. Depois que levei fumo em empréstimos, prometi a mim mesmo, nunca mais emprestar dinheiro. Pense e reflita sobre a necessidade disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Beto, neste caso o risco de crédito não é tão grande, o que me preocupa é o percentual alocado nesta modalidade. Também me preocupa a possibilidade do IFIX continuar subindo e eu ter que pagar mais caro pelas próximas compras.

      abraço!

      Excluir
  2. Sobre planilha, existe um erro ao se fazer retiradas e novos lançamentos.

    A pagina individual do ativo fica certa , porém a aba consolidada apresenta alguns erros.

    Encontrei uma solução! cotizar a carteira toda, agora se não for este erro pode ficar tranquilo. A planilha tira pela média e logo rentabilidade sobe.

    Para tirar a prova real convém dividir valorização da carteira + proventos recebidos no período pelo valor aportado até o momento.


    Praias de santa Catarina é uma boa pedida, principalmente fora da alta temporada.


    Não consigo ficar tranquilo com esta modalidade de empréstimos.

    Acho mais arriscado que investir em ações de bancos KKKK

    Boa sorte em sua jornada.






    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas Mestre, obrigado pela dica da planilha, tirei a prova real e a rentabilidade bate!

      Esta modalidade realmente pode dar uma gastrite rsrsrs

      Tenho tido sorte e até agora não tive maiores problemas, mas quando penso em alocar quase 50% do que tenho nesta modalidade realmente me deixa com um pé atrás.

      Obrigado pelas dicas, abraço!

      Excluir
  3. Olá VdF!

    Agora que vc falou, reparei que minha planilha do AdP de ações e ETfs também teve uma rentabilidade histórica menor em relação ao mês passado, mesmo tudo no positivo.

    Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Noob, pois é, mas olha o que o Mestre dos Dividendos escreveu acima, me ajudou talves te ajude também.

      abraço!

      Excluir
  4. Olá VDF, SC é tudo de bom, prais bonitas, gente educada, melhor organização (em relação ao norte/nordeste). Sobre o empréstimo boa sorte, eu nunca tive coragem de emprestar rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas Stifler, sabe que empresto desde pequeno quando ganhava a mesada e emprestava a juros kkkk

      Talvez seja pelo fato de nunca ter levado calote (mas já me incomodei) kkk

      Ainda não conheço praias do Nordeste, algumas pessoas falam mal, outras bem. Talvez um dia os pingados me proporcionem uma viagem pra lá.

      abraço

      Excluir
  5. Parabéns pela evolução, gaudério. Bela renda passiva, e só evoluindo!

    Sobre SC, gosto muito de lá, queria morar lá, ainda pretendo.

    Abraços e rumo à IF!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas Living, de grão em grão uma hora chegamos lá hehe

      SC será meu destino depois dos 40 se os FIIs me permitirem haha

      abraço!

      Excluir
  6. Investidor,
    Deve ter um erro na fórmula de sua planilha, pois isso a rentabilidade anual/histórica caiu.
    Parabéns! Sucesso.

    ResponderExcluir