quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

RENDIMENTOS/DESPESAS DEZEMBRO/2016

Olá pessoal hoje faço o ultimo registro de receitas e despesas de 2016.

Antes de qualquer coisa, quero deixar o link dos colegas empenhados em disponibilizar o ranking de patrimônio e receitas passivas.




Despesas:

Hoje o registro vai ser um pouco mais extenso do que de costume, pois quero registrar as despesas do período maio a dezembro/2016 que foi quando mudei de tabela e comecei a fazer o acompanhamento mais de perto das despesas.

                    
   Despesas e seus respectivos pesos no orçamento do período.

Alimentação: Corresponde ao segundo maior custo mensal. Este valor corresponde ao gasto com restaurante de segunda a sábado e está próximo ao mínimo que consegui pra manter uma alimentação saudável e que “sustente” já que raramente faço outra refeição em expediente.

Financiamentos: Este valor corresponde a um construcard que foi utilizado para uma área de lazer em casa. Eu tinha o valor pra fazer está obra, porém optei por transformá-lo no meu colchão de segurança e financiar os gastos. Não sei se foi uma decisão acertada, mas na época me senti mais seguro deixando o valor reservado para alguma necessidade.

Compras Parceladas: Bens de consumo ou despesas que opto por fazer parcelado no cartão de crédito.

Não recorrente: Despesas com farmácia, cerveja, churrasco, xis e pizzas.

Combustível: Grande vilão das minhas despesas. Uso o carro para o trajeto de trabalho e para visitas esporádicas a clientes, incumbências em órgão público e lazer.

Internet: Gasto necessário e atualmente meu maior lazer. Cara e de baixa qualidade!

Cachorro: Basicamente ração e remédios.

Netflix: Internet + Netflix= lazer!

Telefone: Plano básico da Tim que me atende bem.

Mensalidades: Algumas assinaturas de planos mensais que logo serão extintas (relatórios, etc.).

Caixa: Basicamente o que gasto com barba, cabelo e bigode rsrs.

Água e Luz: Taxas fixas de minha residência.

Gastos com a obra no período: Não está demonstrado no gráfico pra não distorcer e por não considerar uma despesa propriamente dita. Atualmente o gasto está em 17.000,00.

Resumo: Muitas das despesas são de difícil redução como combustível, alimentação, internet, netflix, celular entre outras. Meu comprometimento está em reduzir as despesas não recorrentes para aproximadamente 150,00/mês (o valor atual está próximo a isto, mas há algumas distorções, pois considerava despesas com lanches junto com alimentação no começo dos registros. Este mês, por exemplo, ficou em 213,00).
Outra despesa que poderei reduzir são as parceladas para um valor de 150,00 também (atualmente em 212,00).
A despesa referente ao construcard também estou estudando a possibilidade de quitar, pois me livraria além dos juros, da tarifa bancária de manutenção da conta da CEF.

Conseguindo reduzir estás despesas poderia chegar a uma média mensal de 1.300,00. A expectativa é de que as despesas e receitas passivas se igualem no segundo semestre de 2018, ou seja, tenho muito trabalho pela frente, mas é um período relativamente curto pra poder ter a segurança das despesas pagas com rendimentos.


Rendimentos:

Este mês tive um aumento na casa dos 9% se comparado ao que recebi no mês de novembro. Este aumento poderia ter sido maior caso eu tivesse feito o aporte no patamar de costume, coisa que não aconteceu pelo fato de ter concedido mais um empréstimo, que também gera renda, mas atualmente não contabilizo no blog. Rendimentos já anunciados este mês de R$206,01 não serão suficientes para alcançar os 1,5k, mas cheguei muito próximo.

Segue o gráfico da 1º fase de IF:

(Clique para melhor visualização)
Dados

Rendimentos recebidos: R$206,01

Rent. S/ capital investido: 0,86%

Rent. S/ capital em 30/11/2016: 0,80%

Variação em relação ao mês anterior: 9,57%

Total de DY recebidos no ano: 1.482,51

Meta de DY para 2016: 1.500,00 (NÃO BATIDA)

1º etapa da IF concluída: 12%

Valorização da carteira de FII (sistema de cotas AdP): 14,12%

Valorização no Mês: -0,96%

  
Comentários:

Este mês a postagem foi extensa, mas as próximas devem voltar ao normal. Com aporte reduzido não alcancei a meta dos 1,5k, mas alcancei a marca de 200,00 em renda passiva nos FIIs, o que não deixa de ser uma conquista também. A rentabilidade ficou boa (0,86%) graças a CPTS que melhorou um pouquinho os DY, e acredito que os próximos meses tende a melhorar ainda mais.

No próximo post (acredito que 31/12) vou detalhar a parte dos FIIs que tenho em carteira, possíveis mudanças (farei uma hoje, contarei melhor) e radar de FIIs para 2017.


Boas festas, feliz Natal!!!


ATENÇÃO: ESSE BLOG NÃO TEM CERTIFICAÇÃO PARA ANÁLISE DE VALORES MOBILIÁRIOS, NÃO OFERECE CONSULTORIA DE INVESTIMENTO E NEM ANÁLISE. TRATA-SE APENAS DE UM DIÁRIO DE UM INVESTIDOR AMADOR.

21 comentários:

  1. Muito bom.

    Aumentar a renda passiva é viciante.

    Também pretendo estudar formas de reduzir os custos com o seguro do meu carro. Ta bem caro.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é VDC, estamos comprando nossa liberdade a cada novo aporte.

      abraço

      Excluir
  2. Muito bom. Apesar de não bater a meta, o importante é seguir em frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Rendimentos. Na verdade a meta este ano era mais simbólica mesmo, visto que já dava pra ter uma ideia de quanto ia receber, mas foi bom chegar próximo e principalmente subir de patamar nos rendimentos, de certa forma mais um degrau ficou pra trás.

      abraço

      Excluir
  3. VF.
    Cara, eu n fiz oa cálculos da minha renda passiva do ano, vou começar a fazer isso ano q vem .
    O Construcard tem taxas bem baixa, no fim o desconto pra quitar é bem pequena, de uma olhada e ve ae o valor se investidos n gera mais que o juros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas PZ, então, atualmente não vale a pena mesmo, já paguei boa parte dos juros, o objetivo em quitar seria para reduzir as despesas mensais, mas talvez volte a repensar está ideia no fim do ano que vem.

      abraço!

      Excluir
  4. Bom dia VdFII,

    Cara, quando se alcança essa renda passiva é simplesmente o máximo, independente do que aconteça, você poderá comprar novas cotas de qualidade somente com o rendimento, parabéns por ter alcançado esta meta.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade IE, são os juros compostos começando a fazer seu trabalho. Mesmo que eu fique sem aportar dinheiro novo vou poder reinvestir os proventos que como você disse, já dá para comprar cotas de qualidade.

      abraço!

      Excluir
    2. Bom dia GP (ficou estranho kkkkkkkkkkkkk),

      te adicionei no meu blogroll, estou focado em FII e seu blog me ajuda muito, se quiser fazer o mesmo, o link é o investidoreducador.blogspot.com.br

      Abraços.

      Excluir
    3. GP realmente é f@#$% mas não da pra mudar os costumes da blogosfera né kkkk

      Fundos imobiliários é um bom investimento a ser analisado. Você já está em meu blogroll. abraço!

      Excluir
  5. Parabéns Gaúcho, boa renda passiva! Continue assim que tu vai longe...A propósito, legal esse valor de R$17K/ano de despesas necessárias para um primeiro estágio de IF... Tô por aí também... haha

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Living. Na verdade eu acho bem salgado este valor hehehe mas como relatado no post e no gráfico, tenho despesas altas com restaurante e combustível, mas devagarinho chegamos lá. abraço!

      Excluir
  6. Estamos juntos, esse mês cheguei nos 180 de passivo mensal só com fiis, ano que vem não estou achando muito animador, claro que pelo outro lado poderemos achar algo descontado que no futuro será um bom provento, abs e bom final de ano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Marcelo parabéns pela marca alcançada! O que eu espero pra ano que vem, é poder aportar com força, o que vai fazer a renda passiva continuar subindo mesmo com a economia demorando a dar sinais de retomada. Tem muito fundo bom, muito imóvel de qualidade que tá sofrendo com vacância mas que uma hora engrena de novo.
      abraço!

      Excluir
  7. Então Feliz Natal adiantado! Não some.
    Estou lançando um novo blog dedicado a ranqueamentos...
    webinformado.com.br
    Ficaria grato se vc adicionasse no blog roll.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Excelente post Mano.
    Não conhecia o blog e acompanharei. Parabéns pelo ótimo planejamento e vamos que vamos que temos que ficar independentes logo!

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Gaúcho,

    Atualmente, qual está sendo seu melhor fundo de papel?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas IE, olha, atualmente tenho VRTA, KNCR E CPTS. O que tem me entregado maior retorno é o primeiro. Os três vem reduzindo seus proventos por conta da queda na inflação. CPTS ainda não está entregando todo retorno potencial depois da capitação que fez. Mas continuo satisfeito com os três. abraço!

      Excluir