quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

FECHAMENTO NOVEMBRO/2016 R$ 25.895,65 + 1.251,57 (5,08%)


Buenas pessoal, mês de novembro encerrado no azul também (em termos de aumento de patrimônio).
Mês sem muita novidade, trabalho continua corrido, com muito volume, porém a crise começa a rondar a empresa e já se escuta falar em dificuldades. Era visto que isto iria acontecer, pois a economia não deu sinais de melhora e as perspectivas no curto prazo são bem desafiadoras.

Este mês tive um aporte menor se comparado aos meses anteriores, pois concedi um empréstimo para ser pago no mês de dezembro. O aporte em si foi de +_ 1.500,00 provindos de dois empréstimos que recebi (um parcialmente).

 Tenho um empréstimo grande na rua na casa de 6k que contava com ele para fechar o ano com aproximadamente 40k investidos em FIIs. Acontece que este empréstimo foi acertado o seu pagamento para dezembro deste ano (com o 13º), mas talvez não o receba, pois o devedor é servidor público e as notícias do governo não são muito boas para esse pessoal. 

O devedor já me fez duas propostas: 
1ª - vai amortizando mês a mês, pagando os juros sobre o saldo devedor;
2ª- continua pagando apenas os juros e quando sair o pagamento do benefício (acredito que um dia saia) quita a dívida toda de uma vez. 

Ainda não decidi qual das duas alternativas optar já que ainda temos 20 dias até o prazo final.

Do lado das despesas continuo na mesma, mais um mês acima do planejado. Terminaram algumas, mas fiz outras necessárias, que acabaram por compensar.

Uma das despesas foi a troca de óleo no carro, optei por fazer no cartão em 3 vezes já que não tinha nada de juros.

A segunda foi uma compra de roupas e tênis, os quais estava super necessitado. Aproveitei a black fraude Friday e consegui alguns descontos (coisa de 30%). Está compra também parcelei, pois não havia desconto para pagamento à vista. Quem pesquisou conseguiu pegar bons descontos, mas teve muita fraude, bem típico do brasileiro!


Sergio Mallandro figura típica da Black Friday brasileira!


Na parte dos FIIs, tivemos um mês no vermelho. A maioria dos fundos que acompanho caiu, mesmo com a perspectiva de queda na selic (que se confirmou ontem a noite: 13,75%a.a a partir de hoje).

Era de se esperar uma correção depois da decolada do IFIX que corrigiu em 2,59%, abrindo assim, uma janela para entrada em alguns fundos. Como meu aporte foi reduzido este mês pelo motivo já citado, acabei optando por comprar as cotas que faltavam de CPTS11B pra fechar dentro do planejado (4k). Este foi um dos fundos que corrigiu bem neste mês e pude reduzir meu preço médio nele.

Outro fundo que abriu uma oportunidade muito boa (e continua) por conta da decisão do Banco do Brasil em fechar algumas agências foi BBPO (e acredito que BBRC também). O primeiro está na mira pra próxima semana, tomara que continue com estes preços. Pura especulação na minha humilde opinião, visto que os contratos com os fundos são atípicos e desta forma o aluguel está pago de qualquer forma (com agência funcionando ou não).

A obra chega aos últimos dias de trabalho, já preparando o psicológico para o ultimo gasto investimento.

Sem mais delongas, vamos aos números:



Abraço e bom fechamento de mês!


ATENÇÃO: ESSE BLOG NÃO TEM CERTIFICAÇÃO PARA ANÁLISE DE VALORES MOBILIÁRIOS, NÃO OFERECE CONSULTORIA DE INVESTIMENTO E NEM ANÁLISE. TRATA-SE APENAS DE UM DIÁRIO DE UM INVESTIDOR AMADOR.



12 comentários:

  1. Fala gaucho como anda as coisas pelos Pampas ?
    Normal estava aguardando esta correção, uma coisa é subir com melhor de fundamentos outra coisa é subir com piora de fundamentos .
    Boa sorte em seus investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Mestre, saudades do campo, das rotinas, das comidas ...hoje tá mais pra selva de pedras :/

      Subiu muito baseado apenas em expectativas futuras e também corrigindo a queda do começo do ano com o temor da tributação dos rendimentos que por hora foi adiado.

      abraço!

      Excluir
  2. Parabéns pelo patrimônio gaúcho, tá crescendo bem. Logo logo você rompe os 30k e já vai rumo aos 40!

    A propósito, sua renda passiva acumulada até 30/11 ficou em quanto? Foi aquela que tu postou no inicio do mês aqui mesmo? Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas Living, acho que os 40k em FIIs só em 2017 mesmo...

      A renda acumulada ficou em 1.276,50.

      abraço!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Obrigado Rendimentos! Gostei de sua compilação! Vou acompanhar.

      abraço!

      Excluir
  4. Parabéns pelo aporte! a constância faz o montante aumentar, acredito mais no valor do aporte do que em rendimentos para crescimento patrimonial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Beto, na fase de acumulação mais conta o poder do aporte do que rentabilidade.

      Abraço!

      Excluir
  5. Olá, Viver de Fii!

    Gostei muito do seu blog. Estou começando agora e sempre tive curiosidade em investir em Fiis. Parabéns pelo material já publicado. Continue assim.

    Já esta adicionado a minha lista!
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Fala GP!

    Numeros anotados para o ranking.

    Negocie juros acima do capital investido, afinal, 6K investidos em FIIs de papel gerariam 60 reais mensais.

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela dica VDC! venho cobrando 3%, vou ver se consigo manter este patamar.

      abraço!

      Excluir