terça-feira, 24 de maio de 2016

O começo

A criação deste blog tem por objetivo o meu próprio controle e policiamento de gastos e investimentos para alcançar meus objetivos financeiros. Sempre tive preocupação em ter estabilidade financeira. Os primeiros passos foram direcionados para uma qualificação profissional a qual tenha grande procura e que me trouxesse satisfação em exercer esta profissão. Hoje aos 26 anos sou contador, trabalho a 9 anos em um escritório de contabilidade, tenho um rendimento mensal ativo que me permite visar novos horizontes e me sinto realizado com minha profissão.

Caminhos que andei

Desde final de 2014 venho buscando uma forma de aumentar meus rendimentos e construir um patrimônio o qual possa me gerar uma renda passiva daqui alguns anos quando sentir a necessidade de diminuir o ritmo de trabalho. Sempre busquei estudar muito, seja através da internet ou de livros e cursos. Já cai em algumas ciladas como iniciante no mercado financeiro, oque de fato é normal (infelizmente) mas que fazem com que cresçamos com nossos erros. Todo dia, seja lendo, conversando com um amigo ou vendo algum vídeo na internet, temos a possibilidade de aprender algo novo, e é claro, aprender também ao que não devemos dar ouvidos. De 2014 até fim de 2015 tive alguma interação com ações, opções, tesouro direto, CDBs, LCI/LCA, fundos de aplicações (renda fixa/variável), ETFs, mercado de divisas entre outros. Todas essas ferramentas de investimentos me trouxeram conhecimento e noção básica sobre o mercado. Mas faltava alguma coisa!

A realidade nua e crua.

Quando entramos nesse mundo de investimentos, muitas vezes sozinhos, temos a ilusão que ganharemos muito dinheiro em curtíssimo espaço de tempo, muitas vezes com o mínimo de dedicação e esforço. Ai vem o choque de realidade e te traz de volta para vida real e afasta um pouco o sonho da independência financeira, para nós, meros mortais assalariados.

Conhecendo os FIIs

No fim de 2015 me deparei com os FIIs. Já havia lido a respeito, porém não se encaixava na ilusão descrita acima. rsrsrss
Como este ano de 2016 decidi por traçar um caminho diferente, e utilizando todo o aprendizado adquirido resolvi estudar sobre esta categoria de investimentos.

Fundos de Investimentos Imobiliários ( FII )

Pra quem não conhece são fundos de investimentos que investem em imóveis (fundo de papel) ou instrumentos financeiros ligados a imóveis ( papeis como CRI, LCI, etc...).
Resumindo, um grupo de investidores (eu, você e outros) reunimos um capital e adquirimos um imóvel como por exemplo um shopping center, salas comerciais, pavilhões, etc, e locamos este imóvel para alguém interessado. O nosso rendimento se dará através do recebimento deste aluguel. Ai você pensa: não é a mesma coisa que as pessoas de posses de nossos bairros e cidades, conhecidos e até parentes fazem, comprando imóveis e alugando? Não!!! Segue a mesma lógica mas com conceitos diferentes que fazem toda a diferença. Esses fundos de investimentos imobiliários adquirem imóveis de alto padrão, com custo elevado, que são visados para locação por grandes empresas, nacionais e internacionais. Quando você compra um AP, ou uma casa para alugar, você está locando a um inquilino normalmente pessoa física, assalariada com grandes probabilidades de não vir a ficar muito tempo no imóvel ou mesmo não consiga manter os pagamentos em dia. Isso gera uma insegurança a você que alocou seu dinheiro naquele imóvel com esperança de ter um retorno mensal garantido. Além do risco de inadimplência e custos do imóvel enquanto ele não esta locado, também há o risco de você precisar de parte do valor investido naquele imóvel para uma emergência, te obrigando a vender este imóvel, muitas vezes por um valor abaixo do seu valor patrimonial, apenas pela pressa em por a mão na grana. Investindo em imóveis através de fundos de investimentos imobiliários você não fica completamente livre destes problemas, porém podem ser minimizados se seu investimento for feito de forma inteligente.

Vou usar este espaço para por em prática oque estou aprendendo sobre FIIs, demonstrando os investimentos que faço, renda obtida, reinvestimentos, análises dos fundos que invisto e de possíveis novos investimentos. Vou colocar aqui as metas que busco alcançar com o objetivo já citado de independência financeira.




3 comentários:

  1. Também gosto de fundos imobiliários!! principalmente devido ao aumento na renda passiva proporcionado pelas distribuições mensais.

    ResponderExcluir
  2. VDF,

    Estou entrando agora na finansfera e estou com a mão cocando para iniciar em FIIs, ainda mais agora que a selic esta caindo, porem meu objetivos sao a médio a longo prazo 5 a 10 anos. Posso ir fundo??

    Um investidor brasileiro na Arabia,
    http://brasileironaarabia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vindo brasileiro, toda tomada de decisão ter que posterior a muito estudo. Temos bons fundos, com bons fundamentos e que podem fazer o papel de uma boa previdência, porém muito estudo é necessário. Aqui mesmo no blog e na finansfera você encontra muito conteúdo útil que pode servir como base pra você conhecer melhor este mercado.

      A pressa sempre vai ser inimiga da perfeição então de prioridade a conhecer bem onde você pretende por suas economias.

      abraço e sucesso!

      Excluir