sábado, 2 de julho de 2016

Conseguirei viver de rendimentos de FII?

Boa tarde,

Estava aqui revendo as planilhas, imóveis presentes nos FIIs, históricos de rendimentos entre outras coisas que acabo fazendo com muita frequência (tenho que diminuir) e resolvi ver qual seria meu rendimento passivo quando conseguisse compor a carteira que pretendo. Fiz uma simulação onde teria cerca de 100k investido em cada FII que pretendo ter (atualmente são 13). Os rendimentos pagos são com base em maio/junho 2016.

Então seguem os dados:

Capital: 1.300.000,00
FIIS: 13 fundos
Divisão: 100k em cada um
Preço da cota: fechamento 16/06

O resultado está na tabela:



Resultado:

Chegamos a um rendimento de 0,92% liquido de IR, com correção pela inflação na maior parte dos contratos. Este percentual fica acima dos 0,85% esperado (que seriam 1% que a renda fixa paga atualmente descontando IR) e que para mim seria ótimo, pois além de ser uma renda passiva mensal, me permitindo diminuir o ritmo do trabalho e reforçando o caixa, me proporciona uma certa segurança pelo fato de serem ativos com lastro em imóveis.Outro ponto positivo seria ter este valor mensalmente disponível para aproveitar oportunidades, tanto na RF quanto na RV que pudessem surgir.

Lógico que este rendimento é flutuante, pois a taxa de vacância muda todos os meses, porém, já atinge patamares bem elevados, oque leva a crer que para os próximos anos, com a expectativa da retomada do crescimento da economia, o percentual de vacância venha diminuir.

Também não significa quer vai haver um casamento eterno com o fundo, sendo necessário de tempos em tempos, a reavaliação individual de cada FII para saber se permanecem com bons fundamentos.

Foi um estudo de caso pessoal que achei interessante compartilhar, pois pode ser útil a blogosfera.
Por hoje era isso!

12 comentários:

  1. Fala Gaúcho! Gostou do ranking? Quer participar do nosso ranking pobretoso? Se quiser, posta amanhã seus dados no post que vou fazer do ranking.

    ResponderExcluir
  2. Bem vindo SMM ao meu humilde blog! Como disse, o ranking incentiva muito, é da natureza humana a competição. Logo que sair teu post eu comento lá sim! Obrigado.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Fala Gaúcho Pobre,
    Bem interessante a simulação/projeção.

    Hoje não tenho nenhum FII na minha carteira, mas logo,logo...conforme as coisas forem caminho vou "aportar" nesse produto de investimento.

    Falow,
    Pardal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pardal, obrigado pela visita!

      Então, pra mim os FIIs caíram como uma luva, além de engrossar o caixa (futuramente) me dão uma garantia pelo lastro em um imóvel, oque me deixa mais confortável no longo prazo!

      abraço e sucesso!

      Excluir
  4. Fala gaúcho pobre parece que a galera adotou mesmo este estilo de vida dividendos&Alugueis.
    Passando para dar um salve para gurizada iniciando neste universo mágico dos fundos imobiliários.
    Boa sorte em sua jornada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vindo MdD!

      Pois é, acho que assim como eu e outros tantos da blogosfera,os investidores vem virando adeptos desta linha de investimentos, e acho que isso se deve ao valor que tem esses rendimentos caindo na conta todo mês reforçando o caixa, e também pela simplicidade, afinal, lidar com um mercado mais agressivo como algumas ações mais arriscadas em busca de crescimento patrimonial não é pra todo estômago hehehe

      abraço amigo!

      Excluir
  5. Olá GP, também adoro esse tipo de investimento (FII) pretendo montar minha carteira com aproximadamente 10 fundos, como meus aportes ainda estão pequenos e recomecei agora vou deixando na poupança, te add no meu blogroll, Abraço!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse tipo de investimento é vantajoso principalmente pelo fluxo de caixa mensal que ele proporciona! Procure uma corretora que não cobre por corretagem, atualmente uso a socopa e recomendo, assim poderá nem deixar a grana parada na poupança!

      abraço!

      Excluir
  6. com essa disparada toda você acha que ainda vale a pena?

    ResponderExcluir
  7. Olá Vinil, obrigado pela visita!

    Eu diria que depende do objetivo de cada um. O meu é acumular a maior quantidade de cotas de bons FIIs, elevando o rendimento mensal, lógico que em momentos de esticada de preços dói no bolso pagar mais caro, mas sabemos que os preços não se manterão nestes patamares pra sempre, pois não se justificam, ou seja, pura especulação!

    Hoje pago um pouco mais, mês que vem um pouco menos, o negócio é não deixar de comprar (no meu caso), se os fundamentos de cada fundo permanecem sólidos!

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde a todos.
    Tenho uma dúvida sobre Fii que talvez consigam sanar.
    Após comprar cotas de um Fii, como fazer para receber os proventos ? Eles irão automaticamente para minha conta na corretora ?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Dion, sim, eles caem diretamente na conta da corretora onde suas cotas estão custodiadas.

      abç.

      Excluir