sexta-feira, 29 de julho de 2016

FECHAMENTO JULHO/2016 + 15,38% OU R$ 2.182,98

Buenas xiruzada

Venho trazer o fechamento hoje, pois final de semana estarei atarefado. Falando em final de semana, mais um! Cinco no total este mês! Haja grana pra aguentar essa eternidade. 

Falando em grana, esse mês o aporte foi bem reduzido. Algumas despesas remanescentes da obra e alguns imprevistos foram os culpados pelo aporte de apenas R$ 900,00 pila. Fazer oque, a programação é essencial, porém as vezes imprevistos acontecem!

Este aumento do capital de +2k é resultado da disparada absurda da RV. Os FIIs estão custando o olho da cara. Fica difícil aportar assim. Teve alguns que subiram mais de 5% desde a compra no começo do mês. Mas como o objetivo continua o mesmo (comprar, comprar e comprar) o jeito é torcer que despenquem agora no começo do mês pra poder fazer o aporte de agosto. Caso isso não ocorra, vou destinar o aporte aos que tiverem subido menos. 

Acredito que venha uma correção ai, já que os rendimentos pra quem entrou agora vão ser decepcionantes, fora que tem muito investidor que visa valorização, e com essa subida, vende e espera cair pra se posicionar novamente. Outra coisa que pode estar acontecendo é o movimento comprado do mercado, perto do fechamento do mês por conta das taxas de administração, que agora são cobradas sobre o preço de mercado da cota, ou seja, quanto maior o valor da cota no fechamento do mês, maior as custas administrativas e consequentemente, menor nossos rendimentos.  Isso é uma hipótese minha, não sei se tem fundamento, tomara que não! hehehe

Sem mais delongas vamos ao resultado patrimonial deste mês:


Aporte: 900,00
Rendimentos reinvestidos: 119,80
Total: 16.376,38

Mês que vem me aproximo da barreira psicológica de 20k. Tenho algumas receitas extras que talvez entrem este mês, ai é capaz de inclusive ultrapassa-la. 

Por hora era isso amigos, um bom final de semana e bom fechamento a todos.

Abraço!




quinta-feira, 28 de julho de 2016

Buenas moçada!


Como prometido fiz uma tabela/resumo das despesas do mês. Os valores estão altos pois ainda tem um pouco de despesas residuais referentes a obra e algumas eventuais, mas com o tempo pretendo ir trazendo as despesas pra dentro do programado que é de +- 1.300,00/mês.




Este gráfico é bem simples, mas com o passar dos meses vai ficar excitante, pois dá uma visão clara de quão distante estou e quanto evoluo na busca da IF mensalmente. Atualmente 8% mais próximo!!!

Quando houver o cruzamento destas linhas terei atingido a primeira etapa do objetivo, pois poderia levar o mesmo padrão de vida que levo hoje (frugal) sem trabalhar e sem depreciar o patrimônio. Lógico que não será o ponto de chegada, pois gosto da minha profissão e também do ambiente de trabalho, além de ter ciência que posso ir além com a força dos juros compostos que começarão a ter força, porém já será uma grande conquista sabendo que se algo der errado, como perder o emprego, não precisarei ficar desesperado!

Por hoje era isso, agora aguardar o fechamento do mês e já programar as melhores comprar para agosto.

Abraço!

sábado, 2 de julho de 2016

Conseguirei viver de rendimentos de FII?

Boa tarde,

Estava aqui revendo as planilhas, imóveis presentes nos FIIs, históricos de rendimentos entre outras coisas que acabo fazendo com muita frequência (tenho que diminuir) e resolvi ver qual seria meu rendimento passivo quando conseguisse compor a carteira que pretendo. Fiz uma simulação onde teria cerca de 100k investido em cada FII que pretendo ter (atualmente são 13). Os rendimentos pagos são com base em maio/junho 2016.

Então seguem os dados:

Capital: 1.300.000,00
FIIS: 13 fundos
Divisão: 100k em cada um
Preço da cota: fechamento 16/06

O resultado está na tabela:



Resultado:

Chegamos a um rendimento de 0,92% liquido de IR, com correção pela inflação na maior parte dos contratos. Este percentual fica acima dos 0,85% esperado (que seriam 1% que a renda fixa paga atualmente descontando IR) e que para mim seria ótimo, pois além de ser uma renda passiva mensal, me permitindo diminuir o ritmo do trabalho e reforçando o caixa, me proporciona uma certa segurança pelo fato de serem ativos com lastro em imóveis.Outro ponto positivo seria ter este valor mensalmente disponível para aproveitar oportunidades, tanto na RF quanto na RV que pudessem surgir.

Lógico que este rendimento é flutuante, pois a taxa de vacância muda todos os meses, porém, já atinge patamares bem elevados, oque leva a crer que para os próximos anos, com a expectativa da retomada do crescimento da economia, o percentual de vacância venha diminuir.

Também não significa quer vai haver um casamento eterno com o fundo, sendo necessário de tempos em tempos, a reavaliação individual de cada FII para saber se permanecem com bons fundamentos.

Foi um estudo de caso pessoal que achei interessante compartilhar, pois pode ser útil a blogosfera.
Por hoje era isso!